Nosso Conselho de Administração é responsável pelo estabelecimento das nossas políticas estratégicas gerais e, dentre outras atribuições, é responsável pelo estabelecimento de nossas políticas comerciais gerais, por eleger os nossos diretores e fiscalizar a gestão dos mesmos. Atualmente, nosso Conselho de Administração é composto por 8 membros efetivos e 4 membros suplentes. O Conselho de Administração reúne-se, ordinariamente, trimestralmente, e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo Presidente do Conselho de Administração ou pelo Vice-Presidente do Conselho de Administração.
De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada conselheiro deve deter, no mínimo, uma ação ordinária de nossa emissão, podendo residir no Brasil ou no exterior e devendo ser eleito pelos titulares de nossas ações ordinárias reunidos em Assembleia Geral. Ainda de acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o membro do Conselho de Administração está proibido de votar em qualquer assembleia, ou ainda de atuar em qualquer operação ou negócios nos quais este tenha um conflito de interesses com a Companhia.
Nos termos da Lei das Sociedades por Ações, os acionistas de companhias abertas que detiverem em conjunto ações ordinárias representativas de, no mínimo, 15% do nosso capital social por, no mínimo, três meses, têm o direito de eleger um membro do nosso Conselho de Administração.
O mandato dos membros do nosso Conselho de Administração é de 2 anos, unificado, com direito à reeleição. Nosso Estatuto Social não determina idade para aposentadoria compulsória dos nossos conselheiros.
O mandato atual dos membros do Conselho de Administração da Companhia será encerrado na Assembleia Geral Ordinária de 2022. Na hipótese de haver Controle Difuso, os membros do Conselho de Administração poderão ser eleitos, uma única vez, com mandato unificado de até 3 anos, nos termos do Regulamento do Novo Mercado.
Cumpre ressaltar que o Regulamento do Novo Mercado com algumas alterações em a vigor a partir de 6 de fevereiro de 2006, dentre as quais destacamos a disposição que estabelece que pelo menos 20% dos membros do Conselho de Administração da Companhia sejam Conselheiros Independentes.
A tabela a seguir indica o nome, cargo, data de eleição e mandato dos atuais membros do nosso Conselho de Administração, e é acompanhada de uma breve descrição biográfica de cada um dos atuais conselheiros:
Efetivos
Nome | Cargo | Eleição | Início do primeiro mandato | Mandato |
Luiz Carlos Trabuco Cappi | Presidente | Abril 2020 | Maio 2019 | A.G.O. 2022 |
Luiz Carlos Trabuco Cappi Graduado em Filosofia com pós-graduação em Sócio-Psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Dedicou toda sua vida profissional à Organização Bradesco. Foi Diretor de Relações com Investidores e, como Diretor Vice-Presidente Executivo do Banco Bradesco, de 1999 a 2009, acumulou, durante 6 (seis) anos, a Presidência do Grupo Bradesco Seguros. Presidiu a Diretoria do Banco Bradesco de março de 2009 a março de 2018, acumulando o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração até outubro de 2017, ocasião em que foi alçado a Presidente do Conselho de Administração. Foi Presidente do Conselho de Administração da Odontoprev S.A., Membro do Conselho de Administração da ArcelorMittal Brasil, Membro do Comitê Estratégico da Vale S.A., Presidente da Comissão de Marketing e Captação da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança – ABECIP, Presidente da Associação Nacional da Previdência Privada – ANAPP, Presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar – FENASAÚDE, Presidente do Conselho de Representantes e da Diretoria Executiva da Confederação Nacional das Instituições Financeiras – CNF, Membro do Conselho Superior e Diretor Vice-Presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização – CNSeg, Membro dos Conselhos Diretor e Consultivo da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos e Membro Titular da Association Internationale pour I’Etude de I’Economie de I’Assurance – Association de Genève, Genebra, Suíça. | ||||
Manoel Antonio Peres | Vice-Presidente | Abril 2020 | Junho 2017 | A.G.O. 2022 |
Manoel Antonio Peres Formado em Medicina, atuou como Gerente de Sinistro e Rede na Porto Seguro, Diretor Técnico Operacional da Medial Saúde, Diretor na SulAmérica, Diretor Técnico no Hospital Sírio Libanês, Diretor na Bradesco Dental S.A.. Atualmente, é Diretor Geral da Mediservice Operadora de Planos de Saúde S.A., do Bradesco Saúde S.A., da Bradesco Seguros S.A., da Bradseg Participações S.A., da Bradseg Promotora de Vendas S.A., da BSP Affinity Ltda., da Ipê Holdings Ltda. e da Kirton Participações e Investimentos. É membro titular do Conselho de Administração da da Companhia Brasileira de Gestão de Serviços e membro suplente do do Conselho de Administração do Fleury S.A.. |
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Octavio de Lazari Júnior | Conselheiro | Abril 2020 | Maio 2019 | A.G.O. 2022 |
Octavio de Lazari Júnior Octavio de Lazari Júnior – Nascido em São Paulo, aos 18 de julho de 1963, iniciou a carreira no Banco Bradesco S.A. em setembro de 1978. Foi eleito Diretor Executivo Adjunto em janeiro de 2012 e Diretor Executivo Gerente em fevereiro de 2015. Atual Diretor-Presidente do Banco Bradesco, posição que ocupa desde 03/2018.De maio/2017 a março/2018 assumiu a Presidência da Bradesco Seguros S.A., da Bradesco SegPrev Investimentos Ltda., da BSP Empreendimentos Imobiliários S.A., da Bradseg Participações S.A, além da liderança nas empresas do Grupo Segurador. É membro do Conselho de Administração da Bradesco Saúde S.A.Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Osasco, com especializações pela Fundação Instituto de Administração (FEA/USP), Fundação Getulio Vargas (FGV), Fundação Dom Cabral e pelo IESE Business School – University of Navarra.É Membro Suplente do Conselho de Administração do Fleury S.A. Atuou como Membro Titular do Conselho de Administração do IRB-Brasil Resseguros S.A., Presidente dos Conselhos de Administração das Empresas Europ Assistance Brasil Serviços de Assistência S.A., EABS Serviços de Assistência e Participações S.A., CEABS Serviços S.A. e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Odontoprev S.A.Foi Diretor da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) e Diretor da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg). |
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Ivan Luiz Gontijo Junior | Conselheiro | Abril 2020 | Abril 2016 | A.G.O. 2022 |
Ivan Luiz Gontijo Junior Formado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis. Diretor Jurídico do Grupo Bradesco Seguros. Professor de Direito Comercial da Universidade Católica de Petrópolis e Professor de Direito do Seguro da Faculdade de Direito Cândido Mendes. Diretor gerente do Bradesco Seguros, Bradesco Capitalização S.A., Bradseg Participações S.A., Mediservice Operadora de Planos de Saúde S.A., Bradesco Saúde S.A., Bradesco Vida e Previdência S.A., Bradesco Auto/RE Companhia de Seguros, Atlântica Companhia de Seguros, BSP Affinity Ltda., Bradesco SegPrev Investimentos Ltda., da Neon Holdings Ltda., da Danúbio Empreendimentos e Participações Ltda, da Everest Empreendimentos e Participações Ltda, Maracay Empreendimentos Imobiliários SPE Ltda., Mississipi Empreendimentos e Participações Ltda, Ipê Holdings Ltda., Reno Empreendimentos e Participações Ltda., Bréscia Empreendimentos e Participações Ltda, BSP Park Estacionamentos e Participações S.A., Bradseg Promotora de Vendas S.A., BSP Empreendimentos Imobiliários S.A., Marília Reflorestamento e Agropecuária Ltda. e Kirton Seguros S.A.. Membro titular do Conselho de Administração da Odontoprev S.A., da Companhia Brasileira de Gestão de Serviços e da Seguradora Líder, e Membro Suplente do Conselho de Administração Brasidental Operadora de Planos Odontológicos. |
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Samuel Monteiro dos Santos Junior | Conselheiro | Abril 2020 | Dezembro 2009 | A.G.O. 2022 |
Samuel Monteiro dos Santos Junior Formado em Direito pela Faculdade de Direito Cândido Mendes, em Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê de Auditoria do Bradesco Saúde S.A., Membro do Conselho de Administração da Odontoprev S.A., da Brasildental Operadora de Planos Odontológicos S.A. e do Fleury S.A.. Exerceu até 31/03/2011 o cargo de Vice-Presidente Executivo das empresas que formam o Grupo Bradesco de Seguros e Previdência. | ||||
Flavio Bitter | Conselheiro | Janeiro 2021 | Janeiro 2021 | A.G.O 2022 |
Flavio Bitter Formado em Engenharia de Produção e Engenharia Civil, possui Mestrado em Administração de Empresas, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tendo participado de programas executivos internacionais em estratégia corporativa na University of Chicago, Stanford University, The Wharton School, Columbia Business School e Harvard. É Diretor da Bradesco Saúde e da Mediservice, Vice-Presidente da Federação de Saúde Suplementar (FenaSaúde) e Membro Suplente do Conselho da Administração da Companhia Brasileira de Gestão de Serviços. |
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Cesar Suaki dos Santos | Conselheiro Independente | Abril 2020 | Maio 2006 | A.G.O. 2022 |
Cesar Suaki dos Santos Formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo. Foi Diretor de Mercado da Ultragaz (Grupo Ultra), atuou como Diretor Geral de Logística da Holding ALL (América Latina Logística) e foi responsável pelas Diretorias de Compras e Planejamento do Grupo Martins. Foi Diretor Executivo Comercial & de Supply Chain da Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar), atuou como Diretor Presidente (CEO) do Martins Comércio e Serviços de Distribuição e participou do Conselho Consultivo de Administração da DPaschoal, do Lopes Supermercados e da Wickbold Alimentos. Atualmente, é Sócio-fundador da Maestà Gestão Patrimonial e participa dos Conselhos de Administração da OdontoPrev S/A, Hubprepaid S/A(Vale Presente) e da Elekeiroz S/A, bem como dos Conselhos Consultivos de Administração da Mundo Verde Franquias, da Ocrim Alimentos, do Grupo Hindiana e da Scanntech. Membro independente conforme o Critério de Independência previsto no Regulamento de Listagem do Novo Mercado da B3. |
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Murilo Cesar Lemos dos Santos Passos | Conselheiro Independente | Abril 2020 | Abril 2008 | A.G.O 2022 |
Murilo Cesar Lemos dos Santos Passos Nascido em 06 de julho de 1947, ocupa, atualmente, o cargo de membro efetivo do Conselho de Administração da CCR – Grupo Camargo Correa. Graduou-se em Engenharia Química pela UFRJ/RJ em 1971. Entre 1970 e 1977, atuou no Ministério da Indústria e Comércio – Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI). Entre 1977 e 1992, atuou como empregado e posteriormente Diretor da Área de Produtos Florestais, Meio Ambiente e Metalurgia da Companhia Vale do Rio Doce e como Diretor Presidente da Celulose Nipo-Brasileira S.A. (Cenibra) e Florestas Rio Doce S.A. Entre 1993 e 2006, foi Diretor Superintendente da Bahia Sul Celulose S.A. e da Suzano Papel e Celulose S.A. Foi membro do Conselho de Administração da Brasil Agro Cia. Brasileira de Propriedades Agrícolas entre 2007 e 2010. Atualmente, é membro do Comitê de Gestão do Conselho de Administração da Suzano Papel e Celulose S.A., do Conselho de Notáveis da Fundação Nacional da Qualidade (FNPQ), do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo e do Conselho Consultivo da Associação dos Produtores de Papel e Celulose – BRACELPA, do Conselho de Administração e do Comitê Financeiro da São Martinho S.A., membro do Conselho de Administração da Odontoprev S.A. e Presidente do Conselho da Tegma Gestão Logística S.A.. Membro independente conforme o Critério de Independência previsto no Regulamento de Listagem do Novo Mercado da B3. |
Suplentes
Nome | Cargo | Eleição | Início do primeiro mandato | Mandato |
Vinicius Marinho da Cruz | Conselheiro | Abril 2020 | Abril 2018 | A.G.O. 2022 |
Vinicius Marinho da Cruz Formado em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho, pós-graduado em Marketing pela Universidade Candido Mendes, e MBA em Gestão de Negócios em Seguros e Previdência pelo IBMEC-RJ. Atualmente é Diretor Executivo Financeiro de Novos Negócios no Bradesco Seguros S.A., área na qual atuou como Superintendente Executivo Financeiro de 1998 a 2016, onde acumulou experiência nas áreas de gestão de projetos, qualidade da distribuição, gestão de rede de sucursais e de produção/comercial. |
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Américo Pinto Gomes | Conselheiro | Abril 2020 | Abril 2020 | A.G.O. 2022 |
Américo Pinto Gomes Formado em Gestão Empreendedora na Universidade Paulista (UNIP), com Pós-Graduação em Marketing pela Universidade Paulista e Lato Sensu MBA com Especialização em Finanças na Faculdade FIA de Administração de Negócios – FIA. Atualmente é Diretor Gerente da Bradesco Seguros S.A., Bradesco Auto/Re Companhia de Seguros, Bradesco Capitalização S.A., Bradesco Vida e Previdência S.A., Bradesco Saúde S.A., Mediservice Operadora de Planos de Saúde S.A., Atlântica Companhia de Seguros, Bradesco Saúde – Operadora de Planos S.A., Bradseg Promotora de Vendas S.A. e BSP Affinity Ltda., observado que as sociedades do Grupo Bradesco integram o grupo econômico do acionista controlador da Companhia. Informa não ter contra si qualquer condenação criminal, em processo administrativo da CVM, ou condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. |
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David Casimiro Moreira | Conselheiro Independente | Abril 2020 | Dezembro 2009 | A.G.O. 2022 |
David Casimiro Moreira Formado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Administração de Empresas na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas. Consultor independente, com foco em processos de reestruturação empresarial, negociação de acordos de acionistas, governança corporativa e participação em Conselhos de Administração. Atuou na Consemp- Consultoria e Empreendimentos Industriais, Ministério do Planejamento, Indústrias Gradiente Brasileiras, Alpargatas, Reaplan – Real Planejamento e Consultoria Ltda., Banco Real Investimentos, Banco Denasa de Investimentos, Socopa- Sociedade Corretora Paulista e Investbanco. Membro independente conforme o Critério de Independência previsto no Regulamento de Listagem do Novo Mercado da B3. |
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Jorge Kalache Filho | Conselheiro Independente | Abril 2020 | Dezembro 2009 | A.G.O. 2022 |
Jorge Kalache Filho Formado em Engenharia Civil pela PUC/ RJ, com pós-graduação em Engenharia Industrial, Mestrado em Administração de Empresas pela PUC/RJ e pós-graduação em Economia Industrial pela FEA/UFRJ. Atuou no BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social e ETEP – Estudos Técnicos e Projetos Ltda. Atualmente, representação em Conselhos: Conselho de Administração da COTEMINAS SA. É certificado como conselheiro de administração pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Informa não ter contra si qualquer condenação criminal, em processo administrativo da CVM, ou condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. Membro independente conforme o Critério de Independência previsto no Regulamento de Listagem do Novo Mercado da B3. |
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De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão independente da administração e da auditoria externa da companhia. A responsabilidade principal do Conselho Fiscal é fiscalizar os atos dos administradores e analisar as demonstrações financeiras, relatando suas observações aos acionistas.
Nosso Conselho Fiscal é permanente, devendo a Assembleia Geral Ordinária de cada exercício deliberar sobre sua composição, eleger seus membros e fixar a respectiva remuneração na forma da lei. Sua constituição é de três a cinco membros efetivos e suplentes em igual número.
O Conselho Fiscal não pode ter membros que façam parte do Conselho de Administração, da Diretoria ou do quadro de empregados de uma empresa controlada ou de uma empresa do mesmo grupo, tampouco um cônjuge ou parente dos nossos administradores. Nos termos do artigo 162, parágrafo 3º da Lei nº 6.404/76, a remuneração mensal individual dos membros efetivos do Conselho Fiscal será equivalente a 10% (dez por cento) da remuneração média atribuída a cada Diretor da Companhia, não computados benefícios, verbas de representação e participação nos resultados.
Na Assembleia Geral Ordinária de 05/04/2021, foi instituído o Conselho Fiscal para o exercício social de 2020.
Efetivos
Nome | Cargo | Eleição | Mandato |
Ivan Maluf Junior | Presidente, Membro | Abril 2021 | A.G.O. 2022 |
Ivan Maluf Junior Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP, com pós-graduação pela FGV – CEAG e MBA Executivo Internacional pela FEA – USP. Atuou na Sobral Invicta, Philips Consumer Eletronics, GE Capital IT Solutions em funções relacionadas a Controladoria, Tesouraria, Planejamento Financeiro e Fiscal e participação em negociações de fusões, aquisições e vendas de empresas. De junho de 2001 a março de 2007, atuou como Diretor Financeiro do Grupo Semco, holding de investimentos cujo portfólio é formado por joint ventures com empresas internacionais (Cushman & Wakefield, RGIS, Pitney Bowes, ERM) e sua principal função era a gestão financeira das empresas do grupo, incluídas a tesouraria e controladoria das joint ventures. De maio de 2007 até a presente data, atuou e atua como Diretor Administrativo Financeiro da Day Brasil S.A., empresa industrial fabricante de produtos para indústria gráfica e distribuidora de plásticos e fitas industriais e para construção civil, e sua principal função é a gestão das áreas de tesouraria, controladoria (incluindo contabilidade e fiscal), recursos humanos, tecnologia da informação, jurídico, suprimentos e logística. |
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Vanderlei Dominguez da Rosa | Membro | Abril 2021 | A.G.O. 2022 |
Vanderlei Dominguez da Rosa Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com pós-graduação em Mercado de Capitais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Contabilidade de Custos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atua como membro de Conselhos Fiscais desde 2000, e atualmente é membro titular do Conselho Fiscal da Odontoprev S.A, Weg S.A., Equatorial Energia S.A., Companhia Energética do Maranhão, Centrais Elétricas do Pará S.A. e Valid Soluções e Serviços de Segurança em Meios de Pagamento e Identificação S.A., e membro Suplente do Conselho Fiscal da Marcopolo S.A., Ideiasnet S.A., e Padtec S.A. Membro do ACI – Audit Committee Institute desde 2015. |
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Sergio Moreno | Membro | Abril 2021 | A.G.O. 2022 |
Sergio Moreno Ex-Sócio Diretor Líder da área de Management Consulting da KPMG Brasil, onde atuou por 39 anos (1974 a 2013), como responsável pelos segmentos de Seguros, Resseguros, Previdência e Saúde, atendendo clientes / empresas brasileiras e multinacionais, de grande, médio e pequeno porte, em projetos de assessoria estratégica, governança corporativa, reestruturação financeira e organizacional, gestão de riscos, controles internos e Compliance, auditoria interna, treinamento e capacitação gerencial. Execução de trabalhos em atendimento aos órgãos regulatórios: Bacen, Susep, Previc e ANS. |
Suplentes
Nome | Cargo | Eleição | Mandato |
Eduardo da Gama Godoy | Membro | Abril 2021 | A.G.O. 2022 |
Eduardo da Gama Godoy Formado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas pela Faculdade Porto Alegrense e extensão universitária em Legislação Societária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É sócio-executivo da empresa HB Audit – Auditores Independentes S/S. É sócio fundador da Godoy Empresarial Serviços Contábeis. Atua como membro titular do Conselho Fiscal da empresa Padtec S.A., cujo objeto social é a industrialização, a comercialização, a importação e a exportação de materiais, componentes e produtos eletrônicos de comunicações e de informática e a prestação de serviços de consultoria e Membro Suplente do Conselho Fiscal da Odontoprev S.A.. Atuou como titular do Conselho Fiscal de Ideiasnet S.A., cujo objeto social é a participação em outras sociedades, negócios e empreendimentos do setor de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações. Atuou como titular do Conselho Fiscal e membro do Comitê de Auditoria da Officer Distribuidora S.A., cujo objeto social é distribuição de softwares e hardwares no mercado nacional, além de prestação de serviços de consultoria em Tecnologia da Informação. Também atuou como membro titular do Conselho Fiscal das empresas Tupy S.A., Marisol S.A. e Trafo Componentes Elétrico S.A. |
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Paulo Roberto Franceschi | Membro | Abril 2021 | A.G.O. 2022 |
Paulo Roberto Franceschi Formado em ciências contábeis pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná e em Ciências Econômicas pela FAE Business School. Sócio da AUDICONTROL Auditoria e Controle, tendo como responsabilidade a condução estratégica do negócio, responsabilidade técnica dos trabalhos em conjunto com os demais sócios e a administração geral da empresa. Com passagem anterior pelo Citibank, onde trabalhou por quatro anos. Atuou em empresa de Auditoria Internacional, PriceWaterhouseCoopers, onde permaneceu por 18 anos. Atua no como membro titular no Conselho Fiscal de companhias como a Equatorial Energia S.A., Triunfo Participações e Investimentos S.A., Centrais Elétricas do Pára S.A. CELPA, CEMAR Companhia Elétrica do Maranhão, bem como como membro Suplente de companhias como Odontoprev S.A., Banco do Brasil S.A., BB Seguridade Participações S.A., Cia. Energética de Pernambuco – CELPE, TECNISA S.A. WEG S.A., e SCHULZ S.A. |
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Sibelli de Jesus Santana Facchin | Membro | Abril 2021 | A.G.O. 2022 |
Sibelli de Jesus Santana Facchin Formada em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado, pós-Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Seguros e Previdência e Especialização ISE Business em Gestão Gerencial. Iniciou a carreira no Bradesco Seguros em 2005 como estagiária de Controladoria. Em 2012, foi promovida à Gerente de controladoria, e, em 2017, assumiu o Departamento da área de controladoria do Grupo Segurador. |
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Em 26 de março de 2010, foi criado e instalado o Comitê de Auditoria. Os membros ora reeleitos declaram não estar incursos em nenhum dos crimes previstos em lei que os impeçam de exercer a atividade empresária. Os membros do Comitê não serão remunerados pelas funções exercidas a esse título. A tabela a seguir indica o nome, cargo, data de eleição e mandato dos atuais membros:
Nome | Cargo | Eleição | Mandato |
César Suaki dos Santos | Coordenador | Maio de 2020 | Maio de 2021 |
César Suaki dos Santos Formado em Engenharia de Produção na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e cursou Pós Graduação no Mestrado em Administração de Empresas na Faculdade de Economia & Administração da Universidade de São Paulo. Conselheiro certificado pelo IBGC e participou do programa de Formação de Conselheiros na Fundação Dom Cabral. Atuou como Diretor de Compras e de Planejamento no Grupo Martins, Diretor Geral de Logística da Holding ALL (América Latina Logística S/A), Diretor de Mercado da Ultragaz S/A (Grupo Ultra), Diretor Executivo Comercial & de Supply Chain da Companhia Brasileira de Distribuição S/A (Grupo Pão de Açúcar), Diretor-Presidente/CEO do Martins Comércio e Serviços de Distribuição S/A (Atacado-Distribuidor). Participou dos Conselhos Consultivos de Administração da DPaschoal S/A (Varejo e Distribuição de Produtos Automotivos), do Lopes Supermercados S/A (Varejo Alimentar), da Wickbold Alimentos S/A (Pães Industrializados) e do Grupo Hindiana (Holding de Investimentos). Exerceu o mandato de Conselheiro de Administração na BR – Petrobrás Distribuidora S/A (Distribuição de Derivados de Petróleo), na Elekeiroz S/A (Indústria Química da Itaúsa) e como Board Member na Scanntech LLC (Retail Tech). Atualmente, é Sócio-fundador da Maestà Gestão Patrimonial e participa dos Conselhos de Administração da OdontoPrev S/A (Serviços Odontológicos), da Hubfintech S/A & do Social Bank (Pré-pagos & Meios de Pagamentos), bem como dos Conselhos Consultivos de Administração da Mundo Verde Franquias & natue.com.br (Varejos Off & On line em Alimentação & Vida Saudável) e desempenha o papel de Presidente do Conselho Consultivo de Administração da Ocrim Alimentos (Indústria Alimentícia). Mentor das Start Ups Byond (Tecnologia IoT) e 1Will (Serviços de Nutrição em Academias – Vending Machines).Conselheiro independente conforme o Critério de Independência previsto no Regulamento de Listagem do Novo Mercado da B3. |
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Leonardo de Assis Portugal | Membro | Maio de 2020 | Maio de 2021 |
Leonardo de Assis Portugal Formado em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e MBA em Finanças na FIPECAFI (incompleto). Atualmente é Presidente do Comitê de Auditoria da Swiss Re Corporate Solutions Brasil Seguros S.A., seguradora subsidiária da Swiss Re e Bradesco Seguros, desde 02/2019; Membro do Comitê de Auditoria da Allianz Global Corporate & Specialty Re (AGCS), resseguradora do Grupo Allianz, desde 06/2017; Membro do Comitê de Auditoria da Bradesco Saúde, subsidiária da Bradesco Seguros, desde 02/2017; e Sócio da SiGN Audit & Advisory, prestadora de serviços de consultoria, auditoria e tributos, desde 12/2016. Atuou como Superintendente Executivo de Controladoria do GRUPO BB E MAPFRE, grupo segurador, no período de 08/2015 a 03/2016; e Diretor Financeiro (CFO) da RSA Seguros, prestadora de serviços em seguros, no perído de 08/2013 a 08/2015. |
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Haydewaldo Roberto Chamberlain da Costa | Membro | Maio de 2020 | Maio de 2021 |
Haydewaldo Roberto Chamberlain da Costa Formado em ciências econômicas e ciências contábeis pela Universidade Cândido Mendes, Pós Graduação em Mercado de Capitais na Fundação Getulio Vargas RJ, MBA em gestão Avançada na Fundação Dom Cabral, com Advanced Management Program do ISE-IESE e Bank SEC Reporting & Compliance – KPMG – San Diego, CA. Atuou como diretor gerente administrativo financeiro do Grupo Bradesco Seguros no período de 2008 a 2018, participou como membro do comitê executivo de divulgação – Banco Bradesco, Conselheiro certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Presidente do Conselho Fiscal do IRB no período de 03/2017 a 03/2019, Membro do Comitê de Auditoria da Bradesco Saude, do Comitê de Auditoria e Riscos do Grupo Fleury, Membro efetivo do Conselho Fiscal do BB dental, da CNseg , FenaSaúde e FenaCap, da IESS – Instituto de Estudos em Saúde Suplementar, Membro Acadêmico da Academia Nacional de Seguros Privados – ANSP. Presidente da Comissão Contábil da FenaSaúde., Membro convidado do Grupo de Trabalho de Seguros – Comitê de Pronunciamento Contábil – CPC, Sócio do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças e Membro do IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, do Conselho Regional de Contabilidade, do Conselho Regional de Economia e Membro do ACI – Audit Committee Institute. |
Clique aqui, para fazer o download do Regimento interno do comitê de auditoria
Nos termos do artigo 15, § 12º do Estatuto Social da Companhia, foi criado e instalado o Comitê de Gestão de Pessoas em 26 de março de 2010, todos com mandato de 1 ano. Os membros eleitos declaram não estar incursos em nenhum dos crimes previstos em lei que os impeçam de exercer a atividade empresarial. Os membros do Comitê não serão remunerados pelas funções exercidas a esse título. A tabela a seguir indica o nome, cargo, data de eleição e mandato dos atuais membros:
Nome | Cargo | Eleição | Mandato |
Valdirene Soares Secato | Coordenadora | Maio de 2020 | Maio de 2021 |
Valdirene Soares Secato É graduada em Administração de Empresas pela Faculdades Integradas UNIA, com especialização no ISE Business School – Program for Management Development. Iniciou sua carreira no Banco Nacional, com atuação na rede de postos bancários. Trabalhou de 1995 a 1997 no Unibanco, com atuação na Diretoria de Controladoria. No período de 1997 a 2003, atuou no Banco Excel Econômico S.A. na Diretoria Adjunta de Estrutura e Propriedade e Adm. Regional. Em 2003 ingressou no Bradesco na área de Organização e Métodos. Tornou-se Superintendente Executiva de Recursos Humanos em 2013, e desde 2019 é diretora da Bradseg Participações S.A.. |
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Murilo César Lemos dos Santos Passos | Membro | Maio de 2020 | Maio de 2021 |
Murilo César Lemos dos Santos Passos Nascido em 06 de julho de 1947, ocupa, atualmente, o cargo de membro efetivo do Conselho de Administração da CCR – Grupo Camargo Correa. Graduou-se em Engenharia Química pela UFRJ/RJ em 1971. Entre 1970 e 1977, atuou no Ministério da Indústria e Comércio – Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI). Entre 1977 e 1992, atuou como empregado e posteriormente Diretor da Área de Produtos Florestais, Meio Ambiente e Metalurgia da Companhia Vale do Rio Doce e como Diretor Presidente da Celulose Nipo-Brasileira S.A. (Cenibra) e Florestas Rio Doce S.A. Entre 1993 e 2006, foi Diretor Superintendente da Bahia Sul Celulose S.A. e da Suzano Papel e Celulose S.A. Foi membro do Conselho de Administração da Brasil Agro Cia. Brasileira de Propriedades Agrícolas entre 2007 e 2010. Atualmente, é membro do Comitê de Gestão do Conselho de Administração da Suzano Papel e Celulose S.A., do Conselho de Notáveis da Fundação Nacional da Qualidade (FNPQ), do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo e do Conselho Consultivo da Associação dos Produtores de Papel e Celulose – BRACELPA, do Conselho de Administração e do Comitê Financeiro da São Martinho S.A., membro do Conselho de Administração da Odontoprev S.A. e Presidente do Conselho da Tegma Gestão Logística S.A.. Membro independente conforme o Critério de Independência previsto no Regulamento de Listagem do Novo Mercado da B3. |
Clique aqui, para fazer o download do Regimento interno do comitê de gestão de pessoas
Atualmente, a nossa Diretoria é formada por 7 membros, reeleitos na reunião do Conselho de Administração, com mandato a
se estender até 27 de novembro de 2021. Segundo nosso Estatuto Social nossa Diretoria poderá ser composta por no mínimo
4 e no máximo 10 membros. A tabela abaixo indica o nome, cargo, data de eleição e mandato de cada um dos nossos
Diretores.
Apresentamos, abaixo, breve descrição curricular, com destaque para as principais ocupações de nossos diretores:
Nome | Cargo | Eleição | Mandato |
Rodrigo Bacellar | Diretor Presidente | 27/11/2019 | 27/11/2021 |
Rodrigo Presidente da Odontoprev S.A. a partir de 01 de junho de 2016. É engenheiro civil formado pela |
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José Roberto Borges Pacheco | Diretor Administrativo-Financeiro e de Relações com Investidores | 27/11/2019 | 27/11/2021 |
José Roberto Borges |
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José Maria Benozatti | Diretor Clínico-Operacional | 27/11/2019 | 27/11/2021 |
José Maria Benozatti Formado em Odontologia pela Universidade Bandeirante. Foi sócio e fundador da Unidont, sociedade adquirida pela Companhia em 1999 e incorporada em 2000. Desde 2000 é sócio da Companhia e em 2006 passou a integrar sua Diretoria, sendo responsável pela área Clínica. |
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Rose Gabay | Diretora de Recursos Humanos | 27/11/2019 | 27/11/2021 |
Rose Gabay Juntou-se à Companhia em 2008. Graduada em Psicologia pela Faculdades Metropolitanas Unidas, com MBA em Recursos Humanos pela FEA – USP. Foi Superintendente de Recursos Humanos no Banco Real – ABNAMRO, Diretora de Recursos Humanos no Real Seguros – ABNAMRO e Consultora de Recursos Humanos no Grupo Ultra. |
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Elsen Carvalho | Diretor Comercial Corporativo | 27/11/2019 | 27/11/2021 |
Elsen Carvalho Elsen é economista pela UFRJ, MBA na Coppead/UFRJ e programa OMP na Harvard Business School. Possui ampla experiência comercial e em estratégias de expansão, com ênfase em prospectar, desenvolver e manter carteiras de clientes. Atuou nas Lojas Americanas, Unibanco, Banco Bozano e Invent. Foi sócio, diretor comercial e membro do Comitê de Investimentos da Investidor Profissional (IP). Atuou também na Archipelago Partners, onde foi fundador, sócio e membro do Comitê de Investimentos. |
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Marcos Pimentel de Viveiros | Diretor Corporativo | 27/11/2019 | 27/11/2021 |
Marcos Pimentel de Viveiros Marcos Pimentel de Viveiros, é graduado magna cum laude em Direito pela Universidade Federal do Ceará – UFC e em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, onde também concluiu Especialização em Controladoria e Gestão Contábil. MBA em Direito Empresarial pela PUC-SP, em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Finanças pelo IBMEC-RJ. Presidente da Odonto System, até a aquisição pela OdontoPrev. CFO da Companhia de Alimentos do Nordeste – CIALNE, Diretor de Controladoria e Jurídico da M. Dias Branco , Diretor Administrativo Financeiro da Hapvida e Superintendente Jurídico e de Controladoria da Caixa de Previdência do Banco do Nordeste do Brasil – CAPEF. Foi sócio de Tozzini e Freire Advogados, e da Abreu, Barbosa e Viveiros Advogados. |
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Renato Alves Costa | Diretor Corporativo | 27/11/2019 | 27/11/2021 |
Renato Alves Costa Renato é formado em Tecnologia da Informação com ênfase em Gestão de Negócios (FATEC) com MBA em Gestão Estratégica de negócios (FIAP). Profissional com 15 anos de experiência na área de TI, tendo construído sua trajetória profissional em empresas nacionais e multinacionais de grande porte, com passagem por Alcatel-Lucent, LATAM, AES Brasil, Eletropaulo e BRK Ambiental. Executivo de tecnologia especialista em negócios, transformação de TI, inovação e implementação digital. Responsável pelo gerenciamento de operações e serviços, bem como projetos. Tem experiência em gestão de pessoas, contratos e finanças, além de experiência internacional obtida atuando em projetos globais e interação com estruturas operacionais offshore. Formação acadêmica muito sólida e importante vivência no exterior, morou e estudou nos Estados Unidos por 6 anos. |
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