Nosso Conselho de Administração é responsável pelo estabelecimento das nossas políticas estratégicas gerais e, dentre outras atribuições, é responsável pelo estabelecimento de nossas políticas comerciais gerais, por eleger os nossos diretores e fiscalizar a gestão dos mesmos. Atualmente, nosso Conselho de Administração é composto por 8 membros efetivos e 3 membros suplentes. O Conselho de Administração reúne-se, ordinariamente, trimestralmente, e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo Presidente do Conselho de Administração ou pelo Vice-Presidente do Conselho de Administração.
De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada conselheiro deve deter, no mínimo, uma ação ordinária de nossa emissão, podendo residir no Brasil ou no exterior e devendo ser eleito pelos titulares de nossas ações ordinárias reunidos em Assembleia Geral. Ainda de acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o membro do Conselho de Administração está proibido de votar em qualquer assembleia, ou ainda de atuar em qualquer operação ou negócios nos quais este tenha um conflito de interesses com a Companhia.
Nos termos da Lei das Sociedades por Ações, os acionistas de companhias abertas que detiverem em conjunto ações ordinárias representativas de, no mínimo, 15% do nosso capital social por, no mínimo, três meses, têm o direito de eleger um membro do nosso Conselho de Administração.
O mandato dos membros do nosso Conselho de Administração é de 2 anos, unificado, com direito à reeleição. Nosso Estatuto Social não determina idade para aposentadoria compulsória dos nossos conselheiros.
O mandato atual dos membros do Conselho de Administração da Companhia será encerrado na Assembleia Geral Ordinária de 2024. Na hipótese de haver Controle Difuso, os membros do Conselho de Administração poderão ser eleitos, uma única vez, com mandato unificado de até 3 anos, nos termos do Regulamento do Novo Mercado.
Cumpre ressaltar que o Regulamento do Novo Mercado com algumas alterações em a vigor a partir de 6 de fevereiro de 2006, dentre as quais destacamos a disposição que estabelece que pelo menos 20% dos membros do Conselho de Administração da Companhia sejam Conselheiros Independentes.
A tabela a seguir indica o nome, cargo, data de eleição e mandato dos atuais membros do nosso Conselho de Administração, e é acompanhada de uma breve descrição biográfica de cada um dos atuais conselheiros:
Efetivos
Nome | Cargo | Eleição | Início do primeiro mandato | Mandato |
Luiz Carlos Trabuco Cappi | Presidente | Abril 2024 | Maio 2019 | A.G.O. 2026 |
Luiz Carlos Trabuco Cappi Graduado em Filosofia com pós-graduação em Sócio-Psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Iniciou sua carreira no Banco Bradesco S.A. em 1969, dedicando toda sua vida profissional à Organização Bradesco. Foi Diretor de Relações com Investidores e, como Diretor Vice-Presidente Executivo do Banco Bradesco, de 1999 a 2009, acumulou, durante 6 (seis) anos, a Presidência do Grupo Bradesco Seguros. Presidiu a Diretoria do Banco Bradesco de março de 2009 a março de 2018, acumulando o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração até outubro de 2017, ocasião em que foi alçado a Presidente do Conselho de Administração. É Presidente do Conselho de Administração da Odontoprev S.A., Bradespar S.A., Next Tecnologia e Serviços Digitais S.A. e Companhia Brasileira de Gestão de Serviços – Orizon, e Membro Efetivo do Fleury S.A. Foi Membro do Conselho de Administração da ArcelorMittal Brasil, Membro do Comitê Estratégico da Vale S.A., Presidente da Comissão Nacional de Captação e Marketing da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança – ABECIP, Presidente da Associação Nacional da Previdência Privada – ANAPP, Presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar – FENASAÚDE, Presidente do Conselho de Representantes e da Diretoria Executiva da Confederação Nacional das Instituições Financeiras – CNF, Membro do Conselho Superior e Diretor Vice-Presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização – CNSeg, Membro dos Conselhos Diretor e Consultivo da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos e Membro Titular da Association Internationale pour I’Etude de I’Economie de I’Assurance – Association de Genève, Genebra, Suíça. | ||||
Manoel Antonio Peres | Vice-Presidente | Abril 2024 | Junho 2017 | A.G.O. 2026 |
Manoel Antonio Peres Graduado em Biologia pela Faculdade de Santo Amaro e Medicina pela Faculdade de Medicina de Valença, com especialização em Administração de Serviços de Saúde – Administração Hospitalar pela Universidade de São Paulo (USP), MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC, Conselheiro de Administração Experiente certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e qualificado Especialista em Administração em Saúde pelo Conselho Federal e Regional de Medicina. Há 25 anos atua no mercado segurador, tendo ingressado no Grupo Bradesco Seguros em 2007. Atualmente ocupa o cargo de Diretor-Presidente Bradesco Saúde S.A., Mediservice Operadora de Planos de Saúde S.A., Bradesco Saúde Operadora de Planos S.A., Bradesco Diagnóstico em Saúde S.A., Bradesço Gestão de Saúde S.A. e Novamed Gestão de Clínicas Ltda., atua como Diretor Geral da Bradesco Seguros S.A., Bradseg Promotora de Vendas S.A., BSP Affinity Ltda., Ipê Holdings S.A. e Nova Marília Administração de Bens Móveis e Imóveis Ltda. |
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Octavio de Lazari Júnior | Conselheiro | Abril 2024 | Maio 2019 | A.G.O. 2026 |
Octavio de Lazari Júnior Octavio de Lazari Júnior – Nascido em São Paulo, aos 18 de julho de 1963, formado pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Osasco, SP – Ciências Econômicas, Com Especializações em: Estratégias Financeiras e Marketing pela Fundação Instituto de Administração – FEA/USP, Gestão Financeira pela Fundação Getulio Vargas – FGV e Estratégias em Finanças pela Fundação Dom Cabral e, Programa de Gestão Avançada Bradesco pela Fundação Dom Cabral e AMP – Advanced Management Program ministrado pelo IESE Business School – University of Navarra, São Paulo. Iniciou a carreira no Banco Bradesco S.A. em setembro de 1978. Foi eleito Diretor Executivo Adjunto em janeiro de 2012, Diretor Executivo Gerente em fevereiro de 2015 e Diretor Vice-Presidente Executivo em maio de 2017. Em março de 2018, foi eleito Diretor-Presidente, cargo que ocupa atualmente. É ainda Membro da Mesa Regedora e Diretor Gerente da Fundação Bradesco, Membro do Conselho de Administração BBD Participações S.A, Cidade de Deus – Companhia Comercial de Participações, Membro do Conselho de Administração e Membro do Comitê Estratégico da BSP Empreendimentos Imobiliários S.A., Membro Suplente do Conselho de Administração Fleury S.A., Membro do NAT – Núcleo de Altos Temas., Membro do Conselho Diretor e do Conselho Consultivo da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos., Membro Titular do Conselho de Administração da Odontoprev, Diretor-Presidente da Bradesco Leasing S.A. – Arrendamento Mercantil e Diretor Presidente NCF Participações S.A. Merece destaque também, o cargo de Diretor Presidente da Bradesco Seguros S.A., que ocupou entre junho de 2017 a junho de 2018. |
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Ivan Luiz Gontijo Junior | Conselheiro | Abril 2024 | Abril 2016 | A.G.O. 2026 |
Ivan Luiz Gontijo Junior Graduado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis, foi professor de Direito Comercial da Universidade Católica de Petrópolis e de Direito do Seguro da Faculdade de Direito Cândido Mendes. Há 35 anos atua no mercado segurador, tendo ingressado no Grupo Bradesco Seguros em 1985. Em 1998 foi eleito Diretor Jurídico do Grupo Segurador. Atualmente ocupa o cargo de Diretor-Presidente da Bradseg Participações S.A., Bradesco Seguros S.A., BSP Affinity Ltda., Bradseg Promotora de Vendas S.A., Bradesco SegPrev Investimentos Ltda., Marília Reflorestamento e Agropecuária Ltda., Nova Marília Administração de Bens Móveis e Imóveis Ltda. e Ipê Holdings Ltda., atua como Diretor Geral da Neon Holdings Ltda. e é membro do Comitê Estratégico da BSP Empreendimentos Imobiliários S.A. É membro efetivo do Conselho de Administração da Bradesco Saúde S.A., Odontoprev S.A., Companhia Brasileira de Gestão de Serviços (Orizon) e Fleury S.A, membro suplente da Brasildental Operadora de Planos Odontológicos S.A., Vice-Presidente do Conselho Diretor e membro do Conselho de Gestão da Confederação Nacional das Seguradoras – CNSEG e membro do Conselho Diretor da Federação Nacional das Empresas de Seguros – FENASEG. |
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Samuel Monteiro dos Santos Junior | Conselheiro | Abril 2024 | Dezembro 2009 | A.G.O. 2026 |
Samuel Monteiro dos Santos Junior Graduado em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Direito pela Universidade Candido Mendes – UCAM. Com vasta experiência no mercado segurador, iniciou sua carreira em 1969 na SulAmérica Seguros. Em dezembro de 1999, ingressou como Diretor Vice-Presidente na Bradesco Seguros S.A., onde permaneceu até março de 2011. De novembro de 2011 a abril de 2014, passou a atuar como Diretor Presidente na BSP Empreendimentos Imobiliários S.A., onde atualmente é Membro do Conselho de Administração. Paralelamente, foi eleito, em 2007, Diretor na Bradesco Dental S.A., hoje Odontoprev S.A., na qual foi eleito, em 2014, Membro do Conselho de Administração. Em março de 2020, foi eleito Membro do Conselho de Administração do Banco Bradesco S.A. Atualmente, também é membro do Conselho de Administração do Bradesco Saúde S.A., Bradseg Participações S.A., BSP Park Estacionamentos e Participações S.A. e Fleury S.A.. Anteriormente foi membro do Conselho de Administração da Swiss RE Solutions Brasil Seguros S.A, EABS Serviços de Assistência e Participações S.A., Europ Assistance Brasil Serviços de Assistência S.A., Integritas Participações S.A., IRB Brasil Resseguros S.A. e Brasildental Operadora de Planos Odontológicos, e Diretor Vice-Presidente do Bradesco Argentina de Seguros S.A., Bradesco Capitalização S.A., Bradesco SegPrev Investimentos Ltda., Bradesco Seguros S.A., Bradseg Participações Ltda., Bradesco Vida e Previdência S.A., Bradesco Auto/RE Companhia de Seguros e Atlântica Companhia de Seguros. |
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Thais Jorge de Oliveira e Silva | Conselheiro | Abril 2024 | Abril 2022 | A.G.O 2026 |
Thais Jorge de Oliveira e Silva Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Campos, com residência médica em Otorrinolaringologia e MBA Executivo em Gestão de Negócios com Ênfase em Saúde pelo IBMEC. Atualmente ocupa o cargo de Diretora na Bradesco Saúde S.A., Mediservice Operadora de Planos de Saúde S.A., Bradesco Saúde Operadora de Planos S.A., Bradesco Gestão de Saúde S.A., Bradesco Diagnóstico em Saúde S.A., Atlântica Hospitais e Participações S.A. e Novamed Gestão de Clínicas Ltda. Atua como membro do Conselho de Administração da Beep Cayman Limited, além de ser Vice-Presidente da Comissão de Assuntos Assistenciais e 2ª Suplente da Comissão de Avaliação de Tecnologia em Saúde da Fenasaúde e Membro do Comitê de Saúde da AMCHAM/RJ. |
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Cesar Suaki dos Santos | Conselheiro Independente | Abril 2024 | Maio 2006 | A.G.O. 2026 |
Cesar Suaki dos Santos Formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo. Foi Diretor de Mercado da Ultragaz (Grupo Ultra), atuou como Diretor Geral de Logística da Holding ALL (América Latina Logística) e foi responsável pelas Diretorias de Compras e Planejamento do Grupo Martins. Foi Diretor Executivo Comercial & de Supply Chain da Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar), atuou como Diretor Presidente (CEO) do Martins Comércio e Serviços de Distribuição e participou do Conselho Consultivo de Administração da DPaschoal, do Lopes Supermercados e da Wickbold Alimentos. Atualmente, é Sócio-fundador da Maestà Gestão Patrimonial e participa dos Conselhos de Administração da OdontoPrev S/A, Hubprepaid S/A(Vale Presente) e da Elekeiroz S/A, bem como dos Conselhos Consultivos de Administração da Mundo Verde Franquias, da Ocrim Alimentos, do Grupo Hindiana e da Scanntech.Membro independente conforme o Critério de Independência previsto no Regulamento de Listagem do Novo Mercado da B3 |
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Murilo Cesar Lemos dos Santos Passos | Conselheiro Independente | Abril 2024 | Abril 2008 | A.G.O 2026 |
Murilo Cesar Lemos dos Santos Passos Nascido em 06 de julho de 1947, ocupa, atualmente, o cargo de membro efetivo do Conselho de Administração da CCR – Grupo Camargo Correa. Graduou-se em Engenharia Química pela UFRJ/RJ em 1971. Entre 1970 e 1977, atuou no Ministério da Indústria e Comércio – Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI). Entre 1977 e 1992, atuou como empregado e posteriormente Diretor da Área de Produtos Florestais, Meio Ambiente e Metalurgia da Companhia Vale do Rio Doce e como Diretor Presidente da Celulose Nipo-Brasileira S.A. (Cenibra) e Florestas Rio Doce S.A. Entre 1993 e 2006, foi Diretor Superintendente da Bahia Sul Celulose S.A. e da Suzano Papel e Celulose S.A. Foi membro do Conselho de Administração da Brasil Agro Cia. Brasileira de Propriedades Agrícolas entre 2007 e 2010. Atualmente, é membro do Comitê de Gestão do Conselho de Administração da Suzano Papel e Celulose S.A., do Conselho de Notáveis da Fundação Nacional da Qualidade (FNPQ), do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo e do Conselho Consultivo da Associação dos Produtores de Papel e Celulose – BRACELPA, do Conselho de Administração e do Comitê Financeiro da São Martinho S.A., membro do Conselho de Administração da Odontoprev S.A. e Presidente do Conselho da Tegma Gestão Logística S.A.. Membro independente conforme o Critério de Independência previsto no Regulamento de Listagem do Novo Mercado da B3. |
Suplentes
Nome | Cargo | Eleição | Início do primeiro mandato | Mandato |
Mauricio Machado de Minas | Conselheiro | Abril 2024 | Abril 2022 | A.G.O. 2026 |
Mauricio Machado de Minas Formado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Poli/USP, comEspecialização em Comunicação de Dados e Desenvolvimento de Software pela NCR EUA, Curso de extensão universitária em Finanças pela Wharton Business School, nos EUA e programa de Desenvolvimento Executivo pela Columbia University – Nova Iorque, EUA e Programa para Diretores Corporativos de Conselhos de Administração, pela Harvard Business School, Boston, EUA. Ingressou no Banco Bradesco S.A. em julho de 2009, como Diretor Executivo Gerente. Em janeiro de 2014 foi eleito Diretor Vice-Presidente Executivo. De março de 2018 a janeiro de 2019, acumulou o cargo de Membro do Conselho de Administração e Diretor Vice-Presidente Executivo. A partir de janeiro de 2019, passou a ocupar somente o cargo de Conselheiro de Administração. Já atuou como Diretor-Presidente da Scopus Tecnologia Ltda, Presidente do Conselho de Administração da BBC Processadora S.A., membro do Conselho de Administração da NCR Brasil – Indústria de Equipamentos para Automação S.A., membro do Conselho de Administração da Fidelity Processamento e Serviços S.A., Aquarius Participações S.A., Chain Serviços e Contact Center S.A. e MPO – Processadora de Pagamentos Móveis S.A.. Atualmente, também é membro da Mesa Regedora e Diretor Gerente da Fundação Bradesco, membro Conselho Consultivo da IBM Corporation, membro do Conselho de Administração da B3 S.A. – BRASIL, BOLSA, BALCÃO, Bradespar, Bradseg Participações S.A., Bradesco Saúde S.A., Next Tecnologia e Serviços Digitais S.A. e EFMA, além de ser Strategic Partner do WEF (World Economic Forum). |
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Américo Pinto Gomes | Conselheiro | Abril 2024 | Abril 2020 | A.G.O. 2026 |
Américo Pinto Gomes Graduado em Gestão Empreendedora na Universidade Paulista (UNIP), com Pós-Graduação em Marketing pela Universidade Paulista e Lato Sensu MBA com Especialização em Finanças na Faculdade FIA de Administração de Negócios – FIA. Possui Program for Management Development (PMD), realizado junto ao IESE Business School. |
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José Mauro Depes Lorga | Conselheiro Independente | Abril 2024 | Agosto 2023 | A.G.O. 2026 |
José Mauro Depes Lorga Formado em Economia pelo Instituto Brenett, Rio de Janeiro, e MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC-RJ. Atualmente é membro independente do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê de Auditoria do Grupo Vamos S.A., e membro do Comitê de Auditoria da Marfrig S.A., Movida S.A., e professor convidado da Fundação Dom Cabral – FDC. |
Clique aqui, para fazer o download do Regimento interno do conselho de administração (aprovado em 20/03/2024)
Para acessar o documento clique aqui.
De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão independente da administração e da auditoria externa da companhia. A responsabilidade principal do Conselho Fiscal é fiscalizar os atos dos administradores e analisar as demonstrações financeiras, relatando suas observações aos acionistas. Nosso Conselho Fiscal é permanente, devendo a Assembleia Geral Ordinária de cada exercício deliberar sobre sua composição, eleger seus membros e fixar a respectiva remuneração na forma da lei. Sua constituição é de três a cinco membros efetivos e suplentes em igual número. O Conselho Fiscal não pode ter membros que façam parte do Conselho de Administração, da Diretoria ou do quadro desempregados de uma empresa controlada ou de uma empresa do mesmo grupo, tampouco um cônjuge ou parente dos nossos administradores. Nos termos do artigo 162, parágrafo 3º da Lei nº 6.404/76, a remuneração mensal individual dos membros efetivos do Conselho Fiscal será equivalente a 10% (dez por cento) da remuneração média atribuída a cada Diretor da Companhia, não computados benefícios, verbas de representação e participação nos resultados. Na Assembleia Geral Ordinária de 05/04/2023, foi instituído o Conselho Fiscal para o exercício social de 2023.
Efetivos
Nome | Cargo | Eleição | Mandato |
Ivan Maluf Junior | Membro | Abril 2024 | A.G.O. 2025 |
Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP, com pós-graduação pela FGV – CEAG e MBA Executivo Internacional pela FEA – USP. Atuou na Sobral Invicta, Philips Consumer Eletronics, GE Capital IT Solutions em funções relacionadas a Controladoria, Tesouraria, Planejamento Financeiro e Fiscal e participação em negociações de fusões, aquisições e vendas de empresas. De junho de2001 a março de 2007, atuou como Diretor Financeiro do Grupo Semco, holding de investimentos cujo portfólioé formado por joint ventures com empresas internacionais (Cushman & Wakefield, RGIS, Pitney Bowes, ERM)e sua principal função era a gestão financeira das empresas do grupo, incluídas a tesouraria e controladoria das joint ventures. De maio de 2007 até a presente data, atuou e atua como Diretor Administrativo Financeiro da Day Brasil S.A., empresa industrial fabricante de produtos para indústria gráfica e distribuidora de plásticos e fitas industriais e para construção civil, e sua principal função é a gestão das áreas de tesouraria, controladoria (incluindo contabilidade e fiscal), recursos humanos, tecnologia da informação, jurídico, suprimentos e logística. Nenhuma das empresas em que o conselheiro atua ou atuou integra o grupo econômico da Companhia. O Sr. Ivan Maluf Junior informa não ter contra si qualquer condenação criminal, em processo administrativo da CVM, ou condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. O Sr. Ivan Maluf Junior declara não ser pessoa politicamente exposta, na forma da regulamentação aplicável. |
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Vanderlei Dominguez da Rosa | Membro | Abril 2024 | A.G.O. 2025 |
Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com pós-graduação em Mercado de Capitais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Contabilidade de Custos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atua como membro de Conselhos Fiscais desde 2000, e atualmente é membro titular do Conselho Fiscal da Odontoprev S.A, Weg S.A., Equatorial EnergiaS.A., Companhia Energética do Maranhão, Centrais Elétricas do Pará S.A. e Valid Soluções e Serviços de Segurança em Meios de Pagamento e Identificação S.A., e membro Suplente do Conselho Fiscal da Marcopolo S.A., Ideiasnet S.A., e Padtec S.A. Membro do ACI – Audit Committee Institute desde 2015. Nenhuma das empresas em que o conselheiro atua ou atuou integra o grupo econômico da Companhia. O Sr. Vanderlei Dominguez da Rosa informa não ter contra si qualquer condenação criminal, em processo administrativo da CVM, ou condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. O Sr. Vanderlei Dominguez da Rosa declara não ser pessoa politicamente exposta, na forma da regulamentação aplicável. |
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Sergio Moreno | Membro | Abril 2024 | A.G.O. 2025 |
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Administração com ênfase em Finanças e Contabilidade – CEAG, pela FGV/SP. Ex-Sócio Diretor Líder da área de Management Consulting da KPMG Brasil, onde atuou por 39 anos, responsável pelos segmentos de Seguros, Resseguros, Previdência e Saúde. Atualmente é Presidente do Conselho Fiscal da Bradesco Saúde S.A., membro do Comitê de Auditoria da Prudential do Brasil Seguros de Vida S.A., Tókio Marine Seguradora S.A. e Marisa Lojas S.A e Membro do Conselho Fiscal da Academia Nacional de Seguros e Previdência. Com exceção das empresas que compõem o grupo Bradesco, nenhuma das demais empresas em que o conselheiro atua ou atuou integra o grupo econômico da Companhia. É professor no IBGC, membro da Comissão de Governança em saúde do IBGC, professor do MBA da FIA para cursos de Seguros e Previdência. O Sr. Sergio Moreno informa não ter contra si qualquer condenação criminal, em processo administrativo da CVM, ou condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. O Sr. Sergio Moreno declara não ser pessoa politicamente exposta, na forma da regulamentação aplicável. |
Suplentes
Nome | Cargo | Eleição | Mandato |
Eduardo da Gama Godoy | Membro | Abril 2024 | A.G.O. 2025 |
Formado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas pela Faculdade Porto Alegrense e extensão universitária em Legislação Societária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É sócio-executivo da empresa HB Audit – Auditores Independentes S/S. É sócio fundador da Godoy Empresarial Serviços Contábeis. Atua como membro titular do Conselho Fiscal da empresa Padtec S.A., cujo objeto social é a industrialização, a comercialização, a importação e a exportação de materiais, componentes e produtos eletrônicos de comunicações e de informática e a prestação de serviços de consultoria e Membro Suplente do Conselho Fiscal da Odontoprev S.A.. Atuou como titular do Conselho Fiscal de Ideiasnet S.A., cujo objeto social é a participação em outras sociedades, negócios e empreendimentos do setor de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações. Atuou como titular do Conselho Fiscal e membro do Comitê de Auditoria da Officer Distribuidora S.A., cujo objeto social é distribuição de softwares e hardwares no mercado nacional, além de prestação de serviços de consultoria em Tecnologia da Informação. Também atuou como membro titular do Conselho Fiscal das empresas Tupy S.A., Marisol S.A. e Trafo Componentes Elétrico S.A. Nenhuma das empresas em que o conselheiro atua ou atuou integra o grupo econômico da Companhia. O Sr. Eduardo da Gama Godoy informa não ter contra si qualquer condenação criminal, em processo administrativo da CVM, ou outra condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. O Sr. Eduardo da Gama Godoy declara não ser pessoa politicamente exposta, na forma da regulamentação aplicável. |
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Paulo Roberto Franceschi | Membro | Abril 2024 | A.G.O. 2025 |
Paulo RobertoFranceschi Formado em ciências contábeis pela Fundação de Estudos Sociais doParaná e em Ciências Econômicas pela FAE Business School. Sócio da AUDICONTROL Auditoria e Controle,tendo como responsabilidade a condução estratégica do negócio, responsabilidade técnica dostrabalhos em conjunto com os demais sócios e a administração geral da empresa. Com passagem anteriorpelo Citibank, onde trabalhou por quatro anos. Atuou em empresa de Auditoria Internacional,PriceWaterhouseCoopers, onde permaneceu por 18 anos. Atua no como membro titular no Conselho Fiscalde companhias como a Equatorial Energia S.A., Triunfo Participações e Investimentos S.A., CentraisElétricas do Pára S.A. CELPA, CEMAR Companhia Elétrica do Maranhão, bem como como membro Suplente decompanhias como Odontoprev S.A., Banco do Brasil S.A., BB Seguridade Participações S.A., Cia.Energética de Pernambuco – CELPE, TECNISA S.A. WEG S.A., e SCHULZ S.A. Nenhuma das empresas em que o conselheiro atua ou atuou integra o grupoeconômico da Companhia. O Sr. Paulo Roberto Franceshi informa não ter contra si qualquercondenação criminal, em processo administrativo da CVM, ou outra condenação transitada em julgado,na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de umaatividade profissional ou comercial qualquer. O Sr. Paulo Roberto Franceshi declara não ser pessoa politicamenteexposta, na forma da regulamentação aplicável. |
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Sibelli de Jesus Santana Facchin | Membro | Abril 2024 | A.G.O. 2025 |
Sibelli de Jesus SantanaFacchin Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Seguros ePrevidência e Especialização ISE Business em Gestão Gerencial. Iniciou a carreira na BradescoSeguros em 2005 como estagiária de Controladoria e atualmente está como Superintendente da área deControladoria. Também é Membro Titular do Conselho Fiscal da Companhia Brasileira de Gestão deServiços (Orizon), Membro do Comitê de Auditoria da Europ Assistance Brasil Serviços de AssistênciaS.A, e Membro Suplente do Conselho Fiscal da Brasildental Operadora de Planos Odontológicos S.A. eInstituto de Estudos de Saúde Suplementar-IESS. A Sra. Sibelli de Jesus Santana Facchin informa não ter contra siqualquer condenação criminal, em processo administrativo da CVM, ou outra condenação transitada emjulgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a práticade uma atividade profissional ou comercial qualquer. A Sra. Sibelli de Jesus Santana Facchin declara não ser pessoapoliticamente exposta, na forma da regulamentação aplicável.. |
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Em 26 de março de 2010, foi criado e instalado o Comitê de Auditoria. Os membros ora reeleitos declaram não estar incursos em nenhum dos crimes previstos em lei que os impeçam de exercer a atividade empresária. Os membros do Comitê não serão remunerados pelas funções exercidas a esse título. A tabela a seguir indica o nome, cargo, data de eleição e mandato dos atuais membros:
Nome | Cargo | Eleição | Mandato |
César Suaki dos Santos | Coordenador | Maio de 2024 | Maio de 2025 |
César Suaki dos Santos Formado em Engenharia de Produção na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e cursou Pós Graduação no Mestrado em Administração de Empresas na Faculdade de Economia & Administração da Universidade de São Paulo. Conselheiro certificado pelo IBGC e participou do programa de Formação de Conselheiros na Fundação Dom Cabral. Atuou como Diretor de Compras e de Planejamento no Grupo Martins, Diretor Geral de Logística da Holding ALL (América Latina Logística S/A), Diretor de Mercado da Ultragaz S/A (Grupo Ultra), Diretor Executivo Comercial & de Supply Chain da Companhia Brasileira de Distribuição S/A (Grupo Pão de Açúcar), Diretor-Presidente/CEO do Martins Comércio e Serviços de Distribuição S/A (Atacado-Distribuidor). Participou dos Conselhos Consultivos de Administração da DPaschoal S/A (Varejo e Distribuição de Produtos Automotivos), do Lopes Supermercados S/A (Varejo Alimentar), da Wickbold Alimentos S/A (Pães Industrializados) e do Grupo Hindiana (Holding de Investimentos). Exerceu o mandato de Conselheiro de Administração na BR – Petrobrás Distribuidora S/A (Distribuição de Derivados de Petróleo), na Elekeiroz S/A (Indústria Química da Itaúsa) e como Board Member na Scanntech LLC (Retail Tech). Atualmente, é Sócio-fundador da Maestà Gestão Patrimonial e participa dos Conselhos de Administração da OdontoPrev S/A (Serviços Odontológicos), da Hubfintech S/A & do Social Bank (Pré-pagos & Meios de Pagamentos), bem como dos Conselhos Consultivos de Administração da Mundo Verde Franquias & natue.com.br (Varejos Off & On line em Alimentação & Vida Saudável) e desempenha o papel de Presidente do Conselho Consultivo de Administração da Ocrim Alimentos (Indústria Alimentícia). Mentor das Start Ups Byond (Tecnologia IoT) e 1Will (Serviços de Nutrição em Academias – Vending Machines).Conselheiro independente conforme o Critério de Independência previsto no Regulamento de Listagem do Novo Mercado da B3. |
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Leonardo de Assis Portugal | Membro | Maio de 2024 | Maio de 2025 |
Leonardo de Assis Portugal Formado em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e MBA em Finanças na FIPECAFI (incompleto). Atualmente é Presidente do Comitê de Auditoria da Swiss Re Corporate Solutions Brasil Seguros S.A., seguradora subsidiária da Swiss Re e Bradesco Seguros, desde 02/2019; Membro do Comitê de Auditoria da Allianz Global Corporate & Specialty Re (AGCS), resseguradora do Grupo Allianz, desde 06/2017; Membro do Comitê de Auditoria da Bradesco Saúde, subsidiária da Bradesco Seguros, desde 02/2017; e Sócio da SiGN Audit & Advisory, prestadora de serviços de consultoria, auditoria e tributos, desde 12/2016. Atuou como Superintendente Executivo de Controladoria do GRUPO BB E MAPFRE, grupo segurador, no período de 08/2015 a 03/2016; e Diretor Financeiro (CFO) da RSA Seguros, prestadora de serviços em seguros, no perído de 08/2013 a 08/2015. |
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Marcelo Santos Dall’Occo | Membro | Maio de 2024 | Maio de 2025 |
Marcelo Santos Dall’Occo Formado em ciências contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), MBA Executivo em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC/SP e Program for Management Development (PMD) – pelo ISE Business School. Atuou como Diretor Departamental nas áreas de Auditoria Fiscal e Contabilidade do Banco Bradesco S.A.. Foi membro do Conselho de Administração da RBC Investimentos S.A. e membro da Mesa Regedora da Fundação Bradesco. Atuou como membro do Conselho Fiscal da Cielo S.A. (2012 a 2020), Elo Participações S.A. (2014 a 2017), Companhia Brasileira de Soluções e Serviços (2011 a 2016), BBC Processadora S.A. (2011 a 2016), Top Clube Bradesco, Segurança, Educação e Assistência Social (2018 a 2021), Aquarius Participações S.A.(2016). Foi também Presidente do Conselho Fiscal do Instituto Kirton Solidariedade (2020 a 2021) e membro do Comitê de Supervisão do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) (2009 a 2013). É também membro suplente do Conselho Fiscal da Elo Serviços S.A.. |
Clique aqui, para fazer o download do Regimento interno do comitê de auditoria (aprovado em 26/06/2018)
Nos termos do artigo 15, § 12º do Estatuto Social da Companhia, foi criado e instalado o Comitê de Gestão de Pessoas em 26 de março de 2010, todos com mandato de 1 ano. Os membros eleitos declaram não estar incursos em nenhum dos crimes previstos em lei que os impeçam de exercer a atividade empresarial. Os membros do Comitê não serão remunerados pelas funções exercidas a esse título. A tabela a seguir indica o nome, cargo, data de eleição e mandato dos atuais membros:
Nome | Cargo | Eleição | Mandato |
Valdirene Soares Secato | Coordenadora | Maio de 2024 | Maio de 2025 |
Valdirene Soares Secato É graduada em Administração de Empresas pela Faculdades Integradas UNIA, com especialização no ISE Business School – Program for Management Development. Iniciou sua carreira no Banco Nacional, com atuação na rede de postos bancários. Trabalhou de 1995 a 1997 no Unibanco, com atuação na Diretoria de Controladoria. No período de 1997 a 2003, atuou no Banco Excel Econômico S.A. na Diretoria Adjunta de Estrutura e Propriedade e Adm. Regional. Em 2003 ingressou no Bradesco na área de Organização e Métodos. Tornou-se Superintendente Executiva de Recursos Humanos em 2013, e desde 2019 é diretora da Bradseg Participações S.A.. |
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Murilo César Lemos dos Santos Passos | Membro | Maio de 2024 | Maio de 2025 |
Murilo César Lemos dos Santos Passos Nascido em 06 de julho de 1947, ocupa, atualmente, o cargo de membro efetivo do Conselho de Administração da CCR – Grupo Camargo Correa. Graduou-se em Engenharia Química pela UFRJ/RJ em 1971. Entre 1970 e 1977, atuou no Ministério da Indústria e Comércio – Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI). Entre 1977 e 1992, atuou como empregado e posteriormente Diretor da Área de Produtos Florestais, Meio Ambiente e Metalurgia da Companhia Vale do Rio Doce e como Diretor Presidente da Celulose Nipo-Brasileira S.A. (Cenibra) e Florestas Rio Doce S.A. Entre 1993 e 2006, foi Diretor Superintendente da Bahia Sul Celulose S.A. e da Suzano Papel e Celulose S.A. Foi membro do Conselho de Administração da Brasil Agro Cia. Brasileira de Propriedades Agrícolas entre 2007 e 2010. Atualmente, é membro do Comitê de Gestão do Conselho de Administração da Suzano Papel e Celulose S.A., do Conselho de Notáveis da Fundação Nacional da Qualidade (FNPQ), do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo e do Conselho Consultivo da Associação dos Produtores de Papel e Celulose – BRACELPA, do Conselho de Administração e do Comitê Financeiro da São Martinho S.A., membro do Conselho de Administração da Odontoprev S.A. e Presidente do Conselho da Tegma Gestão Logística S.A.. Membro independente conforme o Critério de Independência previsto no Regulamento de Listagem do Novo Mercado da B3. |
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Juliano Ribeiro Marcílio | Membro | Maio de 2024 | Maio de 2025 |
Juliano Ribeiro Marcílio Iniciou a carreira no Citigroup Inc. em 1994, atuando no Citibank Brasil – São Paulo, NA BankCards – New York, EUA, Citibank Mexico – Cidade do México, Citibank Global Corporate & Investment Bank – Milão, Itália e, Banco Citibank SA – São Paulo. De 2002 a 2012, trabalhou no UNIBANCO – União de Bancos Brasileiros S.A.,Teleperformance Brasil e Experian (Serasa Experian). Em novembro de 2013, ingressou no HSBC Bank Brasil S.A. – Banco Múltiplo, no cargo de Head of Human Resources, permanecendo até outubro de 2016, ocasião em que a instituição foi adquirida pelo Banco Bradesco S.A., na qual foi eleito Diretor, respondendo pelo Departamento de Recursos Humanos. Em agosto de 2023, foi promovido a Diretor Executivo Adjunto. |
Clique aqui, para fazer o download do Regimento interno do comitê de gestão de pessoas (aprovado em 18/06/2024)
Atualmente, a nossa Diretoria é formada por 6 membros, reeleitos na reunião do Conselho de Administração, com mandato a se estender até 28 de novembro de 2025. Segundo nosso Estatuto Social nossa Diretoria poderá ser composta por no mínimo 4 e no máximo 10 membros. A tabela abaixo indica o nome, cargo, data de eleição e mandato de cada um dos nossos Diretores.
Apresentamos, abaixo, breve descrição curricular, com destaque para as principais ocupações de nossos diretores:
Nome | Cargo | Eleição | Mandato |
Elsen Carvalho | Diretor Presidente | 28/08/2024 | 28/11/2025 |
Elsen Elsen é economista pela UFRJ, MBA na Coppead/UFRJ e programa OPM na Harvard Business School. Possui ampla experiência comercial e em estratégias de expansão. Atuou como executivo em bancos de investimento e empresas de varejo, como também sócio e membro do Comitê de Investimentos do Investidor Profissional (IP Capital Partners). Ingressou na Odontoprev em 2017 como Diretor Comercial. |
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José Roberto Borges Pacheco | Diretor Administrativo-Financeiro e de Relações com Investidores | 28/11/2023 | 28/11/2025 |
José Roberto Borges |
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Rose Gabay | Diretora de Recursos Humanos | 28/11/2023 | 28/11/2025 |
Rose Gabay Juntou-se à Companhia em 2008. Graduada em Psicologia pela Faculdades Metropolitanas Unidas, com MBA em Recursos Humanos pela FEA – USP. Foi Superintendente de Recursos Humanos no Banco Real – ABNAMRO, Diretora de Recursos Humanos no Real Seguros – ABNAMRO e Consultora de Recursos Humanos no Grupo Ultra. |
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Marcos Pimentel de Viveiros | Diretor de Atendimento, Novos Negócios e Produtos | 28/11/2023 | 28/11/2025 |
Marcos Pimentel de Viveiros Marcos Pimentel de Viveiros, é graduado magna cum laude em Direito pela Universidade Federal do Ceará – UFC e em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, onde também concluiu Especialização em Controladoria e Gestão Contábil. MBA em Direito Empresarial pela PUC-SP, em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Finanças pelo IBMEC-RJ. Presidente da Odonto System, até a aquisição pela OdontoPrev. CFO da Companhia de Alimentos do Nordeste – CIALNE, Diretor de Controladoria e Jurídico da M. Dias Branco, Diretor Administrativo Financeiro da Hapvida e Superintendente Jurídico e de Controladoria da Caixa de Previdência do Banco do Nordeste do Brasil – CAPEF. Foi sócio de Tozzini e Freire Advogados, e da Abreu, Barbosa e Viveiros Advogados. |
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Renato Alves Costa | Diretor de Tecnologia da Informação, Marketing e Sustentabilidade | 28/11/2023 | 28/11/2025 |
Renato Alves Costa Renato é formado em Tecnologia da Informação com ênfase em Gestão de Negócios (FATEC) com MBA em Gestão Estratégica de negócios (FIAP). Profissional com 15 anos de experiência na área de TI, tendo construído sua trajetória profissional em empresas nacionais e multinacionais de grande porte, com passagem por Alcatel-Lucent, LATAM, AES Brasil, Eletropaulo e BRK Ambiental. Executivo de tecnologia especialista em negócios, transformação de TI, inovação e implementação digital. Responsável pelo gerenciamento de operações e serviços, bem como projetos. Tem experiência em gestão de pessoas, contratos e finanças, além de experiência internacional obtida atuando em projetos globais e interação com estruturas operacionais offshore. Formação acadêmica muito sólida e importante vivência no exterior, morou e estudou nos Estados Unidos por 6 anos. |
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André Chidichimo de França | Jurídico, Compliance, Privacidade e Proteção de Dados e Oficial de Governança Corporativa | 28/02/2024 | 28/11/2025 |
André Chidichimo de França Juntou-se à Companhia em 2005. Formado em Direito pela Univem – Centro Universitário Eurípides de Marília, com pós-graduação em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional e MBA Executivo Internacional em Liderança e Gestão pela Saint Paul/ESMT. Estudou na London School of English (Londres/UK). Antes de ingressar na Odontoprev atuou como advogado corporativo no setor de aviação civil. Na Companhia desenvolveu carreira e aprimorou competências, agregando outras áreas sob sua responsabilidade além do Departamento Jurídico, como Compliance, Governança Corporativa, Proteção e Privacidade de Dados. |
Clique aqui para acessar o Regimento interno da Diretoria (aprovado em 23/03/2020)