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Estratégia e Diferenciais Competitivos

Estratégia

A estratégia da Odontoprev é liderar a consolidação do setor de planos odontológicos, gerando taxas de retorno atrativos para os seus acionistas. Os principais elementos da nossa estratégia são:

Foco exclusivo em planos odontológicos: concentramos todos os nossos recursos e esforços nesta atividade, o que, aliado à nossa administração especializada, nos confere um profundo conhecimento deste mercado, maximizando a qualidade e confiabilidade dos serviços que prestamos, fatores essenciais para o sucesso do nosso negócio. Adicionalmente, conseguimos nos beneficiar das características únicas desse setor, tais como o menor custo individual em relação aos planos médico-hospitalares e maior previsibilidade dos eventos de tratamento odontológico.

Presença em toda a cadeia de valor, obtendo economias de escala, eficiência de custo, máxima qualidade e confiabilidade dos serviços prestados, fatores essenciais para a sustentabilidade do negócio.

Múltiplos vetores de crescimento e adição de valor:

Crescimento inercial: pela livre adesão de novos associados e crescimento dos clientes corporativos.

Crescimento orgânico: através de equipe própria de vendas e corretores externos.

Aquisições seletivas: no setor de planos odontológicos, observando o potencial de sinergia e o nível de adição de valor.

Parcerias comerciais e novos canais de distribuição: abrindo acesso a mercados com baixa penetração de planos odontológicos e elevado potencial de expansão.

Vantagens Competitivas

Qualidade reconhecida: nossa carteira de clientes inclui uma ampla variedade de empresas brasileiras e multinacionais de destaque nos seus respectivos setores, principalmente, no setor financeiro, na indústria, na prestação de serviços, no comércio, em associações/fundos de pensão, assim como em operadoras médicas com suas respectivas carteiras. Acreditamos possuir uma base de clientes diversificada e não concentrada. Tais clientes nos oferecem uma combinação atrativa de escala e perspectivas de crescimento através da expansão do seu número de funcionários. O elevado padrão dos nossos serviços permite a retenção alta de nossos clientes, o que resulta no elevado grau de reconhecimento da Companhia e da nossa marca no mercado brasileiro. Quase metade das 1.000 Melhores e Maiores empresas da Revista Exame, são clientes do grupo Odontoprev.

Por 20 vezes eleita a empresa “Top of Mind” pelos profissionais de Recursos Humanos na categoria Planos Odontológicos.

Sexta empresa de capital aberto melhor avaliada pelo prêmio Broadcast Empresas 2018, realizado pela agência Estado, em parceria com Economática. Desde a abertura de capital, há dezesseis anos, a Odontoprev acumula oito participações no Top 10 do prêmio Broadcast Empresas Brasil, das quais sete consecutivas.

Plataforma tecnológica proprietária de classe mundial: com o intuito de acompanhar as crescentes demandas por informações de saúde precisas e de alta qualidade, e com base no nosso histórico atuarial de 35 anos, desenvolvemos uma plataforma própria de tecnologia da informação que nos possibilita: (i) administrar a logística e o relacionamento com a nossa Rede Credenciada; (ii) acompanhar o desempenho de cada cirurgião-dentista; (iii) acompanhar o histórico de saúde bucal dos nossos associados e seu relacionamento com a nossa Companhia; (iv) realizar uma administração pró-ativa de risco clínico e comportamental de associados e cirurgiões-dentistas; (v) monitorar de perto a qualidade dos serviços prestados; e (vi) controlar o comportamento atuarial da nossa carteira de clientes, mantendo a sinistralidade em níveis adequados.

Portfolio de produtos diversificado e de alta qualidade: um dos fatores chave do nosso sucesso tem sido a nossa capacidade de oferecer uma grande variedade de planos odontológicos personalizados e de qualidade para atender às diferentes necessidades dos nossos clientes. Oferecemos planos com mais de 100 estruturas de benefícios, o que nos possibilita atrair empresas e associações de todos os tipos e portes, mediante uma adequada relação custo-benefício.

Gestão especializada, focada em valor: nossos executivos são especializados em planos odontológicos e estão, em sua maioria, envolvidos há quase duas décadas na área de saúde bucal. O resultado é a diferenciação dos produtos e serviços oferecidos pela Companhia a cada um dos segmentos de mercado em que atua.

Sazonalidade

Nosso modelo de negócios está baseado na cobrança de mensalidades aos nossos associados, em contratos de médio e longo prazo. Dessa forma, a nossa receita não sofre interferências sazonais relevantes. Entretanto, observamos sazonalidade nos seguintes aspectos do nosso negócio:

Crescimento das nossas receitas: nos últimos cinco anos, temos observado o crescimento das nossas receitas por meio da celebração de novos contratos, significativamente, no segundo semestre, com exceção do ano de 2020, devido aos efeitos pandemia.

Custos de assistência odontológica (sinistralidade): O índice de sinistralidade (Custo de serviços dividido pela receita líquida) historicamente apresenta sazonalidade, o que impacta o resultado da Odontoprev. Os trimestres de festividades, veraneio e férias escolares normalmente apresentam índice de sinistralidade inferior ao verificado nos demais trimestres.