Relações com Investidores

Ações ambientais

Consumo Consciente

A OdontoPrev atua em duas frentes quanto ao consumo consciente, focada tanto em seus colaboradores quanto na rede credenciada. Realiza campanhas internas de conscientização sobre o consumo de energia, água, uso de matérias como papel e descarte correto de lixo. Com relação à rede, a empresa se preocupa com o uso de matérias radiológicos e, para isso, desenvolveu a tecnologia de uploader de imagens radiológicas.

Neutralização do Carbono

Desde 2008, a OdontoPrev conta com auxílio de uma consultoria ambiental especializada para o monitoramento da emissão de carbono proveniente do consumo de energia, do deslocamento de seus colaboradores (terrestre e aéreos), do combustível de frotas e de fretes. Com base nos cálculos, a consultoria verifica formas de neutralizar carbono, indicando a quantidade necessária de árvores a serem plantadas, de forma a neutralizar o carbono equivalente.

Com essa iniciativa, já realizamos o plantio de 13.277 árvores para compensar 198 ton de CO2/ano emitidos pela empresa.

Reciclagem de Resíduos

A OdontoPrev faz a gestão de resíduos sólidos, o que permite realizar a correta destinação desses resíduos e ter conhecimento do volume gerado, podendo estabelecer um plano para a redução. O lixo produzido é destinado a uma empresa terceirizada, que recicla e o inventaria. A Companhia contratada é especializada nesse serviço e possuí Cadri (certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental) devidamente atualizado. Emitido pela Cetesp (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), o Cadri é o certificado que aprova o encaminhamento de resíduos de interesse ambiental a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final.

Reciclagem de Amálgama

O amálgama é um material usado como restaurador por cirurgiões-dentistas e é composto por metais pesados e tóxicos entre eles o mercúrio e a prata; dessa maneira, quando descartado de forma inadequada, pode contaminar os seres humanos e a natureza. Ciente da importância de reciclar esse material, a OdontoPrev mantém parceria com a USP e com a rede credenciada de cirurgiões-dentistas, para o desenvolvimento de novas tecnologias para a reciclagem do amálgama.

O projeto envolve negociação com órgãos públicos das áreas de saúde e meio ambiente, como Cetesp (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Ipem (Instituto de Pesquisas e Medidas) e secretária de Saúde de São Paulo. Além disso, a embalagem e o transporte do amálgama são especiais e certificados pelo IPT (Instituto de pesquisas Tecnológicas).

Desde o início do projeto, em 2015, cerca de 3.100 cirurgiões-dentistas credenciados aderiram à iniciativa e já enviaram 18 quilos de amálgama, dos quais foram recuperados aproximadamente 8 quilos de mercúrio e de prata.

Última atualização em 23 de Agosto de 2018