Relações com Investidores

Ações ambientais

A palavra Apoena vem do tupi-guarani e significa "aquele que enxerga longe" isso resume o objetivo da OdontoPrev em seus projetos ambientais, reduzir impactos de longo prazo no meio ambiente. O projeto Apoena tem diversos programas criados através de um comitê, formado por representantes de diversas áreas, onde foram levantados todos os impactos da operação da OdontoPrev. O projeto tem como principal objetivo estimular, tanto no público interno como externo, o consumo consciente, reduzindo, reutilizando e reciclando os recursos naturais.

Programa ECOnomizar

Temos consciência que nossas fontes de energia são escassas e que por isso devemos evitar o desperdício. O programa ECOnomizar tem como objetivo a consumo consciente de energia nas instalações da empresa, na residência dos colaboradores e na rede credenciada das empresas do Grupo OdontoPrev.

Campanha Interna e com a Rede Credenciada

Dentre os projetos voltados para o consumo consciente de energia a OdontoPrev criou a gincana onde todos os dentistas da rede credenciada e funcionários da companhia são elegíveis à participação, basta apresentarem as contas de energia do semestre e aquele que apresentar maior redução em sua categoria é premiado.

Programa Cartão Amarelo

Acreditamos que o processo de redução do consumo de energia vem principalmente de uma reeducação das pessoas. O Cartão Amarelo é uma forma divertida encontrada pela OdontoPrev para estimular a mudança de comportamento do colaborador que sai de seu ambiente de trabalho deixando o computador ligado e/ou a luz acesa. Todo colaborador recebe um lote de cartões amarelos para alertar o colega sobre seu comportamento. O cartão não é punitivo e sim orientativo - o projeto tem foco exclusivo na reeducação e conscientização do consumo de energia.

Com essa ação foi registrada mudança comportamental no público interno da OdontoPrev - atualmente quase a totalidade dos colaboradores ao deixar seu local de trabalho, toaletes, salas de reunião e demais dependências, desligam luzes e equipamentos.

Neutralização do Carbono

Ciente de seu impacto ambiental a OdontoPrev neutraliza, com o auxilio de um engenheiro ambiental especializado, a sua emissão de carbono pelo consumo de energia, utilização de avião, combustível e transporte dos colaboradores, com o plantio de árvores nativas em regiões de mananciais desmatadas.

Com essa iniciativa, já realizamos o plantio de 3.700 árvores para compensar 710 ton de CO2/ano emitidos pela empresa.

Reciclagem de Resíduos

A fim de fazer a sua contribuição com o meio ambiente, a OdontoPrev recicla os resíduos produzidos em suas dependências.

O lixo produzido é separado em papel, plástico, alumínio, pilhas e baterias, vidro, lâmpadas e material de informática a fim de ser entregue para empresas e cooperativas que são contratadas para dar a destinação correta a esses resíduos.

Reciclagem de Amálgama

O amálgama é um material restaurador bastante utilizado pelos dentistas. No entanto, em sua composição estão presentes metais pesados e tóxicos dentre eles o mercúrio e a prata que, em grande quantidade e descatado de forma inadequada, podem contaminar os seres humanos e a natureza , por isso é importante que seja reciclado de forma correta.

A OdontoPrev em parceria com o Departamento de Ciencias Biológicas da USP desenvolveu o projeto de reciclagem de mercúrio e prata. A OdontoPrev fornece recursos financeiros para a aquisição de equipamentos do Laboratório de Resíduos Químicos, mantem suas instalações e financia bolsas de iniciação científica em pesquisas para esse fim.

Toda a rede credenciada da OdontoPrev é convidada a participar desse projeto. Tendo aderido ao programa, o dentista recebe o kit contendo um recipiente para acondicionamento do resíduo de amálgama, um suporte para o recipiente e uma etiqueta com instruções de manuseio. O dentista é orientado a encaminhar os resíduos para o Laboratório de Resíduos Químicos da USP de Bauru. Todo recurso adquirido com a comercialização dos resíduos reciclados é efetuada pela USP e reinvestido na pesquisa.

Desde o início do projeto 17 quilos de amálgama foram reciclados, recuperando 8,4 quilos de mercúrio além da prata.

Conscientização do consumo correto de água.

Durante todo o ano são realizadas campanhas com o público interno da empresa a fim de conscientizar sobre a importância da economia de água.

Fale conosco sobre meio-ambiente: clique aqui

Última atualização em 30 de Novembro de 2016