Relações com Investidores

Estratégia, vantagens competitivas e sazonalidade

Estratégia

A estratégia da OdontoPrev é liderar a consolidação do setor de planos odontológicos, gerando taxas de retorno atrativos para os seus acionistas.Os principais elementos da nossa estratégia são:

Foco exclusivo em planos odontológicos: concentramos todos os nossos recursos e esforços nesta atividade, o que, aliado à nossa administração especializada, nos confere um profundo conhecimento deste mercado, maximizando a qualidade e confiabilidade dos serviços que prestamos, fatores essenciais para o sucesso do nosso negócio. Adicionalmente, conseguimos nos beneficiar das características únicas desse setor, tais como o menor custo individual em relação aos planos médico-hospitalares e maior previsibilidade dos eventos de tratamento odontológico.

Presença em de toda a cadeia de valor, obtendo economias de escala, eficiência de custo, maxima qualidade e confiabilidade dos serviços prestados, fatores essenciais para a sustentabilidade do negócio.

Múltiplos vetores de crescimento e adição de valor:

  • Crescimento inercial: pela livre adesão de novos associados e crescimento dos clientes corporativos.
  • Crescimento orgânico: através de equipe própria de vendas e corretores externos.
  • Aquisições seletivas: no setor de planos odontológicos, observando o potencial de sinergia e o nível de adição de valor.
  • Parcerias comerciais e novos canais de distribuição: abrindo acesso a mercados com baixa penetração de planos odontológicos e elevado potencial de expansão.

Vantagens competitivas

Qualidade reconhecida por mais de 6.000 clientes corporativos: nossa carteira de clientes inclui uma ampla variedade de empresas brasileiras e multinacionais de destaque nos seus respectivos setores, principalmente, no setor financeiro, na indústria, na prestação de serviços, no comércio, em associações/fundos de pensão, assim como em operadoras médicas com suas respectivas carteiras. Acreditamos possuir uma base de clientes diversificada e não concentrada. Tais clientes nos oferecem uma combinação atrativa de escala e perspectivas de crescimento através da expansão do seu número de funcionários. O elevado padrão dos nossos serviços permite a retenção alta de nossos clientes, o que resulta no elevado grau de reconhecimento da Companhia e da nossa marca no mercado brasileiro. Por dez vezes fomos eleita empresa "Top of Mind" pelos profissionais de Recursos Humanos na categoria Planos Odontológicos, em 1999 e nos anos de 2001 a 2009.

Plataforma tecnológica proprietária de classe mundial: com o intuito de acompanhar as crescentes demandas por informações de saúde precisas e de alta qualidade, e com base no nosso histórico atuarial de 29 anos, desenvolvemos uma plataforma própria de tecnologia da informação que nos possibilita: (i) administrar a logística e o relacionamento com a nossa Rede Credenciada; (ii) acompanhar o desempenho de cada cirurgião-dentista; (iii) acompanhar o histórico de saúde bucal dos nossos associados e seu relacionamento com a nossa Companhia; (iv) realizar uma administração pró-ativa de risco clínico e comportamental de associados e cirurgiões-dentistas; (v) monitorar de perto a qualidade dos serviços prestados; e (vi) controlar o comportamento atuarial da nossa carteira de clientes, mantendo a sinistralidade em níveis adequados.

Portfolio de produtos diversificado e de alta qualidade: um dos fatores chave do nosso sucesso tem sido a nossa capacidade de oferecer uma grande variedade de planos odontológicos personalizados e de qualidade para atender às diferentes necessidades dos nossos clientes. Oferecemos planos com mais de 100 estruturas de benefícios, o que nos possibilita atrair empresas e associações de todos os tipos e portes, mediante uma adequada relação custo-benefício.

Gestão especializada, focada em valor: nossos executivos são especializados em planos odontológicos e estão, em sua maioria, envolvidos há quase duas décadas na área de saúde bucal. O resultado é a diferenciação dos produtos e serviços oferecidos pela Companhia a cada um dos segmentos de mercado em que atua.

Sazonalidade

Nosso modelo de negócios está baseado na cobrança de mensalidades aos nossos associados, em contratos de médio e longo prazo. Dessa forma, a nossa receita não sofre interferências sazonais relevantes. Entretanto, observamos sazonalidade nos seguintes aspectos do nosso negócio:

  • Crescimento das nossas receitas: nos últimos dez anos temos observado o crescimento das nossas receitas por meio da celebração de novos contratos, significativamente, no segundo semestre; e
  • Custos de assistência odontológica (sinistralidade): O índice de sinistralidade (sinistralidade dividido pela receita líquida) historicamente apresenta sazonalidade, o que impacta o resultado da OdontoPrev. Os trimestres de festividades, veraneio e férias escolares normalmente apresentam indice de sinistralidade inferior ao verificado nos demais trimestres.

Última atualização em 29 de Novembro de 2016